Introdução a Bíblia

Criar um Site Grátis Fantástico
Introdução a Bíblia

Introdução a Bíblia

A palavra Bíblia que significa livro provém do grego Bíblos que originalmente era o nome que se dava à casca de Papiros do século XI a.C e que por volta do século II d.C os cristãos usavam a palavra para designar seus escritos sagrados.

A Bíblia é composta por duas partes principais Antigo Testamento e Novo Testamento.

A palavra Testamento Significa Aliança, pacto ou acordo.

Neste caso, Deus fez o pacto com os Judeus, Antigo Testamento e, Deus fez um pacto com os Cristãos, Novo Testamento.

O Antigo Testamento está divida em quatro seções: a Lei, História, Poesia e Profetas maiores e menores. Essa divisão baseia-se na tradução de Escituras para o Grego, a Septuaginta (LXX) que ininciara-se

no Século III a.C. Antes emprega-se uma divisão de três partes, talvez baseada na posição oficial de seu autor, Cinco livros de Moisés, livros de homens que desempenharam a função de Profetas e livros escritos pelos homens, segundo que se cria, tinham dom de profecia, sem serem Profetas oficiais.

O Novo Testamento está dividida em quatro seções : Evangelica, História, Epístolas e Apocalipse.

A Característica mais importante da Bíblia não é a sua strutura e sua forma, mas o fato de ter sido inspirado por Deus.

Como é que a Bíblia foi Inspirada por Deus? A Bíblia foi inspirada por Deus deste sentido: homens, movidos

Pelo Espírito santo, escreveram palavras sopradas por Deus, as quais são a fonte da autoridade para a fé e para a prática cristã. Vamos entender melhor a Inspiração, esse processo de inspiração contém três elementos essenciais:

a) A causalidade divina: Elemento divino estimulou elemento humano, isto é, Deus é a fonte primordial da Bíblia.

b) A mediação Profética: Os profetas qu escreveram as Escrituras não eram autômatos, eram tipo secretários para anotar o que forem ditados.

c) Autoride divina: O produto final da autoridade divina em operação por meio dos profetas, a Escritura Sagrada.

A Inspiração é o meio, a recepção e o registro da verdade.

 Ao longo da história, as teorias a respeito da inspiração tem variado segundo as características essenciais de três movimentos teologicos:

1. Ortodoxia: A Bíblia é a palavra de Deus. Todos Ortodoxos ao longo dos séculos vêm ensinando de comum acordo,que a Bíblia foi inspirada verbalmente. No entanto tem havido tentativas de procurar explicação para o fato de o registro ser a palavra de Deus ao mesmo tempo que o livro obviamente foi composto por autores humanos, dados de estilos pessoais diferentes uns dos outros, esas tentativas conduziram os Estudiosos Ortodoxos a duas opiniões diferentes

a) Ditado verbal: foi um ditado de Palavra por palavra da parte de Deus.

b) Conceitos Inspirados: Deus concedeu a inspiração conceitual, os homens de Deus forneceram expressão verbal características de seus estilos proprios.

2. Modernismo: Os Modernistas ensinam que a Bíblia contém meramente a Palavra de Deus. E defendem dois conceitos:

a) O conceito da Iluminação: A Bíblia contém umas partes divinas Inspiradas

b) O conceito da intuição: Nega totalmente a existência de algum elemento divino na composição da Bíblia. É um um caderno de rascunho em que judeus registravam suas lendas, histórias, poemas, etc. sem nenhum valor histórico.

3. Neo-Ortodoxia: As Escrituras Sagradas tornam-se a palavra de Deus num encontro pessoal entre Deus e o homem. A Neo-Ortodoxia desenvole duas correntes.

a) Visão demitizante: É preciso demitizar a Bíblia, ou seja, despi-la de seus trajes lendários, mitológicos e descobrir o conhecimento existencial a ela subjacente.

b) Encontro pessoal: Bíblia é um mero registro da revelação pessoal de Deus aos homens de Deus em eras passadas. Todavia, sempre que o homem moderno se encontra com Deus, mediante as Escrituras Sagradas, a Bíblia torna-se a Palavra de Deus para nós.

O ensino Bíblico a respeito da inspiração:

A Bíblia declara ser um livro dotado de autoridade divina, resultante de um processo pelo qual homens movidos pelo Espírito Santo escreveram textos inspirados por Deus.

A. A inspiração verbal: A Bíblia diz que as suas palavras vieram da parte de Deus.

B. A inspiração é plena: Toda Escritura é divinamente inspirada. A inspiração abrange todas as partes da Bíblia.

C. A inspiração atribui autoridade: A inspiração concede autoridade indiscutível ao texto ou documento escrito.

Implicações da doutrina da Bíblia da inspiração: Há certos fatos que, embora não formalmente apresentados na doutrina da inspiração, acham-se implícitos. Tratamos três:

A. A inspiração diz respeito igualmente ao Antigo e ao Novo Testamento: o Novo testamento é encarado com a mesma autoridade do Antigo Testamento.

B. A inspiração abarca uma variedade de fontes e de gêneros literários: Os autores das Sagradas Escrituras eram escritores e compositores, não meros secretários.

C. A inspiração pressupõe inerrância: a Bíblia por causa da sua inspiração não contém erro.