A reivindicação do Antigo Testamento

Criar uma Loja Virtual Grátis
A reivindicação do Antigo Testamento

A reivindicação do Antigo Testamento a favor de sua inspiração: O segredo da inspiração do Antigo Testamento está na função profética de seus escritores.

O Antigo Testamento na qualidade de texto profético: O Profeta era o porta-voz de Deus

A. As declarações proféticas eram escritas: Muitas declarações proféticas eram transmitidas oralmente, interessa nos o fato de que muitas delas eram registradas.

B. Os escritores de Antigo Testamento todos eram profetasNem todos eram profetas por ter estudado para isso, mas todos possuíam o dom da profecia.

C. Manteve-se um registro oficial dos escritos proféticos: Cada um acrescentava o seu próprio livro aos ecritos proféticos anteriores. Exemplo Moises guardou seus livros ao lado da arca. Só mencionando alguns Josué, Samuel entre outros profetas acrescentaram seus livros na compilação profética.

Reivindicações específicas do Antigo Testamento a favor da sua inspiração: Há numerosas reivindicações especificamente sobre a sua origem.

A. A inspiração da lei de Moises: O resto do Antigo Testamento declara que os livros de Moisés foram outorgados pelo próprio Deus.

B. A inspiração de profetas: Há referências dentro dos profetas a outros autores proféticos que escreveram seus livros em época anterior.

C. A inspiração dos escritos: Todos os livros do Antigo Testamento oferecem alguma vindicação de inspiração divina.

Apoio do Novo Testamento à vindicação de inspiração feita pelo Antigo Testamento

Vemos três formas de abordagem ao examinarmosbo ensimno do Novo Testamento a respeito da Inspiração do Antigo Testamento.

A. Referências do Novo Testamento à inspiração do Antigo Testamento: O Novo Testamento reconhece a inspiração do Antigo Testamento de muitas maneiras, as vezes usa expressões como: Escrituras, Palavra de Deus, a lei, os profetas, a li os profetas e oráculos de Deus.

B. Referências do Novo Testamento a seções específicas do antigo Testamento: Segundo o indício no Novo testamento de que Antigo Testamento era considerado inspirado por Deus, são as referências à autoridade divina de certos trenchos das Escituras hebraicas: a lei, os profetas e os escritos.

C. Referências do Novo Testamento a livros específicos do Antigo Testamento: O Novo Testamento dá apoio à vindicação de inspira,cão divina do Antigo Testamento como um todo, de todas assuas partes e de quase de cada um de seus livros, além disso há referências diretas e repletas de autoridades a muitas das grandes personalidades e dos grandes acontecimentos do antigo Testamento, dentre os quais a criação de Adão e Eva-Mt 19.4, o dilúvio do tempo do Noé-Lc17.27, o chamado miraculoso de Moises-Lc20.37, Jonas no ventre do grande peixe-Mt12.41.

Nem Jesus, nem os Apóstolos confirmaram, de fato, a inspiração e a confiabilidade do Antigo Testamento.